A CONFERÊNCIA DO CLIMA – COP 15 E SEUS EFEITOS PARA O BRASIL

Renato Augusto Pontes Cunha*

Os teólogos afirmam com razão, que o meio-ambiente, e, a conseqüente e pertinente ecologia, foram criados e projetados para o homem viver. É inequívoco que o atual milênio clama por um redirecionamento nas regras, parâmetros e questões estruturantes na temática ambiental.

O Brasil, principalmente com o Bioma Amazônico, deve exercer o relevante e determinístico papel na preservação da vida no planeta. Logo, precisamos, objetivamente, de uma estrutura de Incentivos que viabilize economicamente a Preservação, afastando a degradação que culmina com as emissões de poluentes que impedem a formação de uma saudável economia de “Baixo Carbono”.

É fato que o mercado de créditos de carbono pós Quioto, não se consolidou, exatamente por teimar; estimulado, sobretudo, pelos países ricos em só habilitar projetos que agregassem “novas” externalidades ou as chamadas Adicionalidades. Foi um equívoco, já que os prêmios e compensações financeiras, priorizaram os Reflorestamentos, e não, os projetos que vinham preservando Florestas, Matas, etc., muitas vezes até por lei, caso das Reservas Legais Amazônicas, que imobilizam 80%  (oitenta por cento) das coberturas vegetais nativas nos imóveis.  Cabe o questionamento; E quem arca com os custos da Preservação dos modernos e adequados manejos das coberturas vegetais pré-existentes e que continuam sendo mantidas? Como incentivar as onerosas preservações sem um estímulo econômico?

A Esperança é que nas prováveis regras que surgirão na COP-15 (Dinamarca), as mesmas não se restrinjam, apenas, a tabelas de cortes de emissões e discussões bizantinas. A tímida proposta Norte-Americana de cortar 17% nas emissões de gases-estufa, com base nos patamares de 2005, até 2020, e, a proposta Chinesa, de reduzir os montantes de dióxido de carbono emitidos para cada unidade do PIB (Produto Interno Bruto) entre 40% e 45% até 2020, com base também em 2005, alcançam além de Quioto, mas não criam um mercado que altere a atual estrutura de Incentivos, onde, não se estimula a Preservação, ao contrário, incentiva-se aquilo apenas que advém do Reflorestamento, o que são enfoques distintos. Um grande caminho para as inúmeras dúvidas sobre como resolver a crise climática global, pode ser encontrado no recém, lançado, livro do Ex-Senador, Ex-Vice-Presidente dos Estados Unidos da América; o Nobel da Paz de 2007, “Al Gore” com a publicação de “Our Choice” (Nossa Escolha).

No livro encontramos soluções para resolver a “crise do clima” como afirma o renomado autor. Ele nos remete a reflexões, que deverão ser encaradas e decididas em compatibilidade com a urgência da crise climática: Questiona-se, por exemplo; não muitos anos de hoje, as futuras gerações vão olhar para trás e perguntarão - o que vocês estavam fazendo e pensando? Não viram a calota norte polar derretendo? Não ouviram as advertências dos cientistas? Não se importaram? Ou eles perguntarão: Como acharam coragem moral para resolver uma crise que muitos afirmavam ser impossível de resolver? É uma Escolha!

Chama também a atenção, quando o senhor Al Gore repete um velho provérbio africano, que diz: “se você quer ir rápido, vá sozinho. Se, no entanto, quiser ir longe, vá acompanhado. Nós temos é que ir longe e rápido e para isso tem que haver escolha de caminhos, seguramente criando sustentabilidade.

Que as regras advindas da COP-15 – Conferência do Clima das Nações Unidas, reunindo 193 países, se transformem em texto respeitado e com eficácia, se juntando e agregando valor ao Protocolo de Quioto, mas que ocorram avanços e não se fique apenas em retórica.

Presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco

(rcunha@sindacucar.com.br)